domingo, 24 de julho de 2011

"Symbolon, um baralho sui generis"

Você já ouviu falar no baralho SYMBOLON? Não, não é um tarô, embora algumas de suas cartas se aproximem alegoricamente dos famosos arcanos. Quando travei contato com esse deck em 1998, pouco o valorizei, não conseguia enxergar outro baralho que não fosse o tarô e, naturalmente resistia me envolver com supostas "imitações". O primeiro contato foi numa lista virtual do grupo Yahoo através de um tarólogo amigo de nome Marcelo Bueno (à época ele usava um outro nome, não era Kirtan, penso que se autodenominava Uther de Pendragon, posso estar enganado). Marcelo postou um texto que vinha acompanhado de uma das cartas (The Fall) que literalmente significa "a queda" como podemos notar mais abaixo. A imagem me intrigou bastante, o suficiente para me fazer pensar durante os 04 anos seguintes sobre a sua simbologia e importância oracular.



Somente em 2005 é que comecei a estudar o baralho e dois anos depois uma amiga de Natal (RN) me presenteou. Fiquei muito entusiasmado com as figuras, a beleza e a riqueza simbólica do deck. Situando-o sobre sua criação, foi publicado pela primeira vez em 1993 pela editora AG Müller, idealizado pelos artistas e pesquisadores Ingrid Zinnel, Peter Orban e Thea Weller; o baralho não foi impresso num papel muito resistente, as 78 lâminas (cartas) são finas, no dorso o acabamento é dourado com a logo do baralho; as cartas são proficuamente ilustradas, compostas por cenários clássicos/renascentistas, cujas figuras são ladeadas por 02 signos zodiacais na parte superior e 02 signos astrológicos na parte inferior aludindo ao tema em questão. Não prestando muita atenção nesses últimos detalhes, o baralho proporciona horas e horas de meditação sobre os personagens e cenários imaginados.


Não é difícil conseguir esse baralho hoje: com o dólar em baixa é possível adquirir pela Livraria Cultura por até R$ 60,00 (mais frete). A caixa é simples, num tom azul, com o título do deck e a imagem de uma das cartas (The Mediator) na representação de Hermes (Mercúrio). As cartas não são numeradas, restando ao pequeno manual uma ordem de consulta de cada imagem que leva às interpretações. Sugiro que esqueça o manual e deixe-se levar pelas sugestivas e atraentes figuras que são um profundo exercício de captação simbólica.

Ao longo do tempo postarei cada uma das 78 cartas e farei comentários, todos podem participar opinando e trocando ideias. A proposta é ampliar nosso conhecimento simbólico aprofundando conceitos e significados. Para saber mais sobre o Symbolon, recomendo acessar os seguintes sites: Aecletic Tarot - Symbolon e Enchanted Oracles - Symbolon.

5 comentários:

  1. Muito legal o seu blog, Gian! Vou procurar o baralho e espero comprá-lo. Vai ser um prazer trocar ideias a respeito dos símbolos!

    ResponderExcluir
  2. A carta "The Fall" é muito interessante. Ela engloba alguns arcanos do Tarô em uma só ilustração, se formos pensar em termos de comparação. O Louco, o Imperador, a Força, a Torre estão presentes. Adorei. Vi nela a queda da rigidez e sua fraqueza perante o descompromisso do que não se encaixa ou não se liga na hierarquia do poder. Só assim o rei, derrotado, consegue enxergar-se de forma sincera. O pássaro nos lembra de que a alma existe e não se deixar aprisionar. O louco não quer o trono, apenas brinca com o poder do outro. A paisagem abaixo, o reino, ainda não sabe da queda real, e é possível que nunca venha a sabê-lo, tal a distância entre o trono e o vale. Aliás, o trono está de costas para as casas...

    ResponderExcluir
  3. Oi Jane, muito obrigado pelo ingresso em meu (nosso) blog e participação. Gostei muito dos seus comentários e são bastante pertinentes. Certamente me reportarei a essa lâmina (The Fall) e chegaremos a muitas outras conclusões, a imagem é riquíssima. Concordo inteiramente com você: a imagem nos reporta a vários arcanos e esse é o lado bacana do Symbolon - agrega várias alegorias simultaneamente.

    ResponderExcluir
  4. Giancarlo,

    parabéns pela iniciativa e proposta de seu blog! Chegou em excelente hora, preenchendo uma lacuna no nicho muito importante: Simbologia, que estava carente deste nível e qualidade de conteúdo.

    Será muito útil para Tarólogos e todos buscadores do Autoconhecimento, as "Reflexões sobre o mundo simbólico e o simbólico no mundo."

    Forte abraço do Ari.

    ResponderExcluir
  5. Oi Arierom, é um grande prazer tê-lo entre nós. Espero realmente suprir tal lacuna, aumenta (e muito) a minha responsabilidade em traduzir os anseios pelo conhecimento simbólico vindo dos tarólogos e/ou outros oraculistas. Seja bem vindo e esteja à vontade para participar quando quiser. Abraço!

    ResponderExcluir