quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pítia (75ª lâmina do Symbolon)



Em homenagem ao "Dia do Tarô" (25 de maio), preferi não tirar aleatoriamente uma lâmina para análise simbólica, escolhi a dedo a que estava mais relacionada ao dia tão especial comemorado em todo mundo. Para saber mais, clique em: "World Tarot Day".


O nome 'Pítia' vem de Pytho, o nome original de Delfos na mitologia. Os gregos derivaram este topônimo do verbo pythein (πύθειν, "apodrecer"), utilizado a respeito da decomposição do corpo da monstruosa serpente chamada Píton, depois que ela foi morta por Apolo.

A pítia (em grego: Πυθία, transl. Pythía) ou pitonisa era a sacerdotisa do templo de Apolo, em Delfos, Antiga Grécia, situado nas encostas do monte Parnasso. A pítia era amplamente renomada por suas profecias, inspiradas por Apolo, que lhe davam uma importância pouco comum para uma mulher no mundo dominado pelos homens da Grécia Antiga. O oráculo délfico foi fundado no século VIII a.C., e sua última resposta registrada ocorreu em 393 d.C., quando o imperador romano Teodósio I ordenou que os templos pagãos encerrassem suas operações. Até então o oráculo de Delfos era tido um dos mais prestigiosos e fiáveis oráculos do mundo grego.
O oráculo é uma das instituições religiosas mais bem documentadas do mundo clássico grego. Entre os escritores que o mencionaram estão Heródoto, Tucídides, Eurípides, Sófocles, Platão, Aristóteles, Píndaro, Ésquilo, Xenofonte, Diodoro, Estrabão, Pausânia, Plutarco, Lívio, Justino, Ovídio, Lucano, Juliano, o Apóstata e Clemente de Alexandria.
Um ponto de vista comum a seu respeito afirmava que a pítia apresentava seus oráculos durante um estado de frenesi causado por vapores que subiam de uma fenda no rochedo sobre o qual o templo havia sido construído, e que ela falava coisas sem sentido que eram transformadas pelos sacerdotes do templo em enigmáticas profecias, preservadas na literatura grega. (WIKIPEDIA).

Essa lâmina evoca a questão da profecia. A pítia, em transe, inala os gases vulcânicos e descreve as suas visões. O estado alterado de consciência permite contato com o lado mais profundo da psique ou, se preferirem, uma conexão com os deuses mensageiros. Nasce aí a
adivinhação na sua forma mais pura, mais sagrada. As interpretações das estranhas mensagens murmuradas eram muitas vezes conduzidas pelos sacerdotes que imprimiam significados à estas. O sucesso do Templo de Apolo, com seu sagrado axioma no pórtico de entrada ("conhece-te a ti mesmo"), movimentou peregrinos da Grécia e de outras localizações, transformando Delfos num rico e conceituado polo comercial, atraindo centenas de visitantes periodicamente.

Simbolicamente aponta para o uso da intuição, a prática oracular, as previsões sobre o amanhã. Fazemos a clássica pergunta: "o futuro está escrito ou somos nós quem o escrevemos?". Os sinais estão aí todo tempo, mas a interpretação que fazemos deles faz toda a diferença. A pítia nos lembra que a intuição confere a todos nós a antecipação do futuro. Penso que, parte do futuro está traçada (pré destino) e a outra parte somos nós que determinamos (destino). A transformação do futuro depende de nossas escolhas, nossas ações, nossos pensamentos e sentimentos. Mais do que saber do futuro, é preciso viver bem o agora, afinal de contas, não há futuro sem presente.

De onde viemos? Para onde vamos? Quem somos nós? Essas e outras perguntas já não são apenas discutidas pela filosofia, mas adentram o campo da física quântica. A intuição é o canal que a alma encontra para buscar respostas para profundas indagações do ser. Nem sempre estamos preparados para tal, mas é preciso ouvir-se. Mergulhar dentro de si, autoconhecer-se e meditar sobre seu papel na existência terrena são fundamentais para uma compreensão maior do todo. O futuro? Antecipá-lo só faz sentido se estiver em concordância com o crescimento pessoal. Leviano de nossa parte anteciparmos algo sem usar essa informação para lapidação (melhoria) nossa e do próximo. A curiosidade humana não deve servir propósitos excusos ou preocupações infundadas, muito menos para gerar sofrimentos antes da hora. O futuro revelado só é cabível quando há algo fundamentalmente importante para o crescimento pessoal. Fora disso, é apenas saciar curiosidades vãs e ter a falsa sensação de controle sobre a vida (que sempre nos prega peças).

Para saber mais, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%ADtia

4 comentários:

  1. Lindo e sempre oportuno texto; ótima celebração! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gian bela escolha para postar neste dia mágico! Parabéns para todos nós e para você minha admiração pois estou sempre de olho em tudo que vc escreve, te considero um professor;)bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilith, agradeço suas palavras. Somos todos professores e alunos um pouco, né?! Beijo!

    ResponderExcluir