quinta-feira, 12 de maio de 2011

O simbolismo do dólar


Se analisarmos pormenorizadamente o dólar (como moeda corrente universal) podemos perceber que ele traz consigo uma forte carga de prosperidade e poder, sendo adotado em muitos países como moeda de negociação interna e externa. Mas a que se atribuir tanto sucesso?

A cor verde, adotada tradicionalmente em todas as notas, representa regeneração e é uma das representações do elemento terra (vegetação). O verde associa-se em alguns casos à prosperidade, a exemplo de algumas tradições, como na Irlanda na festa de São Patrício (Saint Patrick, no dia 17 de março, significando "Dia da Sorte") que utiliza a imagem de Leprechauns vestidos de verde (uma espécie de gnomos) e trevos de quatro folhas (também verdes). O verde é adotado como símbolo da liberdade e esperança, algo que sempre se configurou como lema americano.

Na nota de um dólar, temos, na frente, a efígie do presidente americano George Washington, um dos políticos que mais lutou pela liberdade de ideais americanos. George Washington, antes de deixar o exército, escreveu: "não tendo que reivindicar qualquer recompensa. Ficarei satisfeito se tiver a felicidade de obter a aprovação dos meus concidadãos. Compete-lhes, ainda, para completar os meus desejos, adotar um sistema de governo que assegure a futura reputação, tranqüilidade, felicidade e glória deste vasto Império".

No verso, destaca-se o famoso Grande Selo Americano: esta imagem é composta pela pirâmide, cuja pedra da cumeeira traz o triângulo destacado por um halo luminoso, com um olho no centro. Esse símbolo representa "o Olho que tudo vê" ou "o Olho de Deus" (intuição, para alguns), símbolo muito tradicional entre os maçons (muitos representantes políticos da época, eram, na sua maioria, maçons, e adotavam em suas alegorias símbolos sagrados, não deixando de fora as insígnias do próprio país). O famoso selo dos Estados Unidos, foi adotado por ato do Congresso Continental em 20 de junho de 1782 e readotado pelo novo Congresso em 15 de setembro de 1789. O simbolismo por trás da figura parece evocar um poder ancestral, pois a imagem da pirâmide sempre foi considerada harmônica, representando a estabilidade na matéria através da captação das forças cósmicas. Para D. Davidson e H. Aldersmith, pesquisadores americanos de egiptologia e piramidologia, a imagem do selo retrata a pirâmide de Quéops como "símbolo do Reino da Pedra, com a Pedra Apical - simbólica de Cristo, 'a pedra angular' - suspensa do Olho da Providência, bem sobre o eixo do centro da estrutura, que assim é representada incompleta sem ela".


A pirâmide é composta por treze camadas, evocando a evolução e a escalada do homem para chegar às alturas. Na base temos MDCCLXXVI (1776), que, se somarmos, obteremos o número 3 (criação) e logo abaixo segue a inscrição: NOVUS ORDO SECLORUM ("a nova ordem dos séculos"). Vamos observar a insistente aparição do número 13, muito forte no simbolismo do dólar.

Em The Secret Teachings of All Ages, Manly P. Hall também se refere ao Grande Selo dos Estados Unidos e observa que o estabelecimento do governo foi controlado por místicos. Hall mostra que não só a pirâmide está implicada no selo, mas também o simbólico e misterioso número 13 foi incorporado várias vezes em ambas as faces. O constante aparecimento do número místico não parece se relacionar apenas com as primeiras colônias que formaram os Estados Unidos, segundo Hall, que mostra sua presença no reverso várias vezes: treze estrelas sobre a cabeça da águia, formando a estrela de David, circundada por uma nuvem; treze estrelas no lema E PLURIBUS UNUM ("a unidade na diversidade"), que a águia carrega no bico; treze estrelas e treze bagas no ramo de oliveira seguro pela garra direita da águia; treze flechas na garra esquerda; treze faixas no emblema em seu peito. O reverso, onde aparece a Grande Pirâmide, tem um lema ANNUIT COEPTIS ("Ele olhou com benevolência"), que contém treze letras, além dos citados treze degraus da pirâmide. O treze é considerado por alguns como número de azar ou mau augúrio, e, para outros, portador de boa sorte. Numerologicamente, a soma resume-se no algarismo 4, que significa a base, o alicerce, o trabalho, a terra, a forma, a estabilidade. É um número considerado cármico, e está associado ao arcano do tarô "a morte" ou "arcano sem nome" que evoca a idéia do rito de passagem para uma nova fase. O 13 é o 1 (homem) diante do 3 (criação), onde busca-se materializar as idéias ou motivações. Na verdade, tratando-se de um número cuja essência é material, adapta-se bem às questões financeiras e políticas. Quem sabe não seja mesmo um catalisador para a prosperidade?

A águia, símbolo máximo americano, está associada ao signo de escorpião, uma alusão ao poder. Vale a pena dar uma olhada na águia que se encontra no brasão das lâminas do tarô, a Imperatriz e o Imperador. Representa a magnitude espiritual, por voar alto e fazer seu ninho nos picos mais altos, além de ser uma ave de rapina que não come animais já abatidos (prefere alimento fresco). Ainda, por característica, tem a capacidade de enfrentar as tempestades e voar logo a seguir, acima das nuvens carregadas. As flechas que ela carrega representam o poder de penetração, a milícia, o elemento que atinge o alvo. Preste atenção que ela carrega na garra esquerda (o lado do escudo). Isso pode estar representando a idéia de que: "a melhor defesa é o ataque".

Já o ramo de oliveira na garra direita (lado da espada), é muito significativo. A oliveira é uma das árvores sagradas. Cristo, quando se viu cansado e abatido, foi se refugiar no Jardim das Oliveiras. O floral Olive (Oliveira) é indicado para aqueles que se sentem cansados física e mentalmente. Parece ser uma árvore com poder reabilitador (os americanos não se dão por vencido facilmente). As estrelas acima da cabeça, fazendo o desenho da estrela de Davi, evocam a Luz Suprema. A estrela sempre foi um símbolo de orientação, além de representar a busca da verdade. No tarô, particularmente no baralho de Waite, o Eremita empunha uma lanterna com uma estrela dentro (a estrela é a de David), significando a Luz da Verdade. O fato dessas 13 estrelas desenharem a estrela de David é muito interessante, pois muito do poderio americano se deve aos próprios judeus (vide Hollywood, Dallas, New York, etc). É um entrelaçamento de dois triângulos, representando forças antagônicas que se harmonizam (o triângulo da matéria com o triângulo do espírito). Já dizia o ocultista Aleister Crowley: "todo homem e toda mulher é uma estrela". O fato dessas estrelas surgirem através de uma nuvem, sugere a dissipação das trevas, a dissipação das ilusões. O círculo em volta da imagem do selo representa a totalidade, a perfeição. Nada mais significativo que somar a imagem da pirâmide (ou triângulo) com o círculo.


Acima da palavra no centro ONE (um, o homem) contém a inscrição "IN GOD WE TRUST" (nós confiamos em Deus), uma frase forte, carregada de fé, algo que está bem introjectado no inconsciente americano.
Parece absoluta a força simbólica contida no dólar, pois os significados por trás da nota americana potencializam o inconsciente coletivo de toda humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário