quarta-feira, 11 de maio de 2011

Alpha: a origem; symbolon: o símbolo.



Caro(a) buscador(a),

Seja bem vindo(a)!

Depois de muito relutar, pensar e repensar em criar um blog, vim amadurecendo nos últimos dois anos um projeto que pudesse englobar temas de interesse comum, não apenas aqueles que se propõem a atender um público específico, mas que se dispusessem atrair o interesse de uma maioria. Vivemos e meio a um mundo de fortes apelos visuais, com a mídia, a moda, as artes e a internet bombardeando-nos de forma incessante (todos os dias) treinando a nossa retina e nossa capacidade de percepção. No entanto, independente dos apelos subliminares, deixamos de lado a essência de alguns conteúdos que acabam nos escapando em função do excesso de informações que recebemos. O que move o mundo imagético (das imagens) são os símbolos e muitos de nós não mais prestamos a atenção em suas significâncias ou significados. O termo símbolo é proveniente do grego "symbolón" e, dentre os vários significados, está o de unir ou de integrar. O homem construiu civilizações, formulou religiões, expandiu suas culturas e buscou a compreensão de si mesmo através dos símbolos que, miticamente, artisticamente ou oniricamente, transformaram o mundo e deram sentido à nossa existência. Nesse primeiro momento não me estenderei em explicações longas sobre o que são os símbolos e a que se destinam, o espaço aqui aberto propõe-se a fazer uma ponte entre a realidade presente (seja individual ou coletiva) e o universo de imagens que revelam, na maioria das vezes, a razão do homem e do mundo ser o que são.

O blog se dividirá em três tipos de assuntos: o estudo e a reflexão sobre alguns símbolos importantes de todas as culturas (antigas e contemporâneas); análise da simbologia das cartas de tarô, Lenormand, symbolon, oráculo Belline (dentre outros) e, explanações sobre os símbolos do mundo moderno e suas manifestações/influências na cultura ocidental e oriental. Muitas das observações serão marcadas por citações de importantes pesquisadores da área (Carl Jung, Joseph Campbell, Junito Brandão, Lévi Strauss, Jean Chevalier, Alain Gheerbrant, René Alleau, Federico Revilla, etc.) mescladas à opiniões pessoais com vídeos ou figuras.

Convido-o(a) a ler uma matéria publicada na revista "Leituras da História" de nome "A Viagem do Símbolo" a qual considerei bastante elucidativa e rica em conteúdo para uma compreensão mais acurada sobre o universo simbólico e suas propriedades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário